SIAT – Gravidez Segura

0

Retinóides Sistêmicos

Atualmente estes congêneres da vitamina A são os mais potentes teratógenos conhecidos em humanos. A isotretinoína é utilizada no tratamento da acne cística severa e resistente a outros tipos de terapia. O etretinato é prescrito para pacientes com psoríase e outros distúrbios de queratinização. Os danos para o concepto são severos: anomalias craniofaciais, de sistema nervoso central, cardiovasculares, hepáticas e tímicas. Os defeitos de orelha são característicos e se apresentam como microtia e baixa implantação do pavilhão auricular. Os defeitos de sistema nervoso central incluem microcefalia, hidrocefalia, retardo mental, entre outros. No sistema cardiovascular, mais freqüentemente, se encontra transposição de grandes vasos, tetralogia de Fallot, defeitos septais ventriculares e defeitos de arco aórtico. Um dado importante é que o retardo mental pode aparecer mesmo na ausência de outras malformações.

Para as preparações por via oral, o risco estimado varia mas está em torno de 40 a 50% dos fetos expostos, sendo que 80% destas anomalias são de sistema nervoso, incluindo o retardo mental.

As preparações tópicas à base de ácido retinóico, como cremes de beleza, não estão associadas a este risco. (Lammer et al.,1985)