Uma nutrição adequada é um dos elementos-chave de um estilo de vida saudável, juntamente com actividade física, sono adequado, evitando stress e estimulantes. A dieta deve ser equilibrada, variada, refeições – regulares e tão pouco processadas quanto possível. Aprender os princípios básicos de uma alimentação saudável.

Um estilo de vida saudável é a base para o bom desenvolvimento e funcionamento do corpo. Deve ser prosseguido desde tenra idade para reduzir o risco de muitas doenças e enfermidades. Um estilo de vida saudável significa uma boa dieta e exercício. Descubra quais são os princípios de uma alimentação saudável e tente aderir a eles.

Comer refeições regulares e equilibradas

Deve comer 4-5 refeições durante o dia. É importante que haja um intervalo médio de 3 horas entre as refeições. Desta forma, as necessidades diárias de energia do corpo serão devidamente distribuídas e não surgirá uma forte fome. Isto resulta geralmente em alcançar uma alimentação que é rápida de preparar e nem sempre saudável.

Outro princípio da alimentação saudável é a diversidade dietética. Desta forma, fornecemos o corpo com todos os nutrientes necessários. Nenhum suplemento dietético se pode comparar com um menu bem equilibrado e variado. A suplementação deve ser introduzida no caso de dietas hipocalóricas ou suspeitas de deficiências nutricionais.

Os legumes e a fruta são a base da dieta. Eles devem constituir metade do que se come. As proporções são muito importantes – 75% legumes e 25% fruta. Tanto a fruta como os vegetais fornecem ao organismo muitos minerais e vitaminas essenciais, bem como fibras, que regulam o funcionamento intestinal. No entanto, a fruta contém mais hidratos de carbono, pelo que se deve comer menos.

Produtos à base de cereais – um ingrediente importante no seu prato

De acordo com os princípios da alimentação saudável, os produtos cerealíferos são o segundo nutriente chave depois das frutas e legumes. Devem representar cerca de 25% do que está no seu prato. É particularmente aconselhável comer produtos integrais, tais como pão integral, arroz e sêmola, que contêm hidratos de carbono complexos que são uma fonte de energia durante muito tempo e fibra.

Os restantes 25% da placa devem ser de proteínas e gorduras saudáveis. As fontes de proteínas podem ser carnes – especialmente peixe e aves magras, leite e produtos lácteos como queijos brancos e amarelos, iogurte, leitelho e kefir. Os princípios de bom estado nutricional para limitar o consumo de carne vermelha, e para comer peixe pelo menos duas vezes por semana, incluindo peixe gordo pelo menos uma vez. As nozes, óleos vegetais e leguminosas são boas fontes de gordura. É recomendado evitar gorduras animais como o sebo ou a banha.

Produtos à base de cereais - um ingrediente importante no seu prato

Limite a sua ingestão de açúcar

Sem dúvida, uma das principais fontes de açúcar são os doces de todos os tipos. Os amantes deste tipo de alimentos devem substituí-lo por snacks saudáveis como fruta, frutos secos e sementes. Grandes quantidades de açúcar são também encontradas nos ingredientes da maioria das bebidas.

Em vez disso, é melhor beber água mineral não carbonatada, que é menos calórica e contém numerosos minerais. De acordo com os princípios de uma nutrição saudável, a quantidade diária recomendada de líquidos a consumir é de 1,5-2,5 litros.

  • A hidratação adequada é a base da função corporal adequada.
  • A água participa no transporte de nutrientes, na remoção de produtos metabólicos ou na criação de condições para reacções químicas.